No mundo industrial, as vedações são usadas em equipamentos estáticos e equipamentos dinâmicos.
Equipamentos estáticos são aqueles que são estacionários, tais como, os reservatórios, as tubulações, até mesmo, os painéis elétricos de uma máquina.
Já os equipamentos dinâmicos são aqueles que, para cumprir sua função, possuem partes móveis, com movimento alternativo ou rotativo. Entre os equipamentos alternativos, temos, por exemplo, as bombas ou compressores de pistão ou diafragmas. Entre os equipamentos rotativos, temos as bombas centrífugas, bombas de palhetas, etc.
Existe uma variedade muito grande de vedações mas podemos reuni-las em dois grandes grupos. As chamadas "Vedações Estáticas" e as "Vedações Dinâmicas".
A principal diferença entre elas está na existência ou não de movimento relativo entre as partes a serem vedadas. Se existir movimento relativo entre as peças a serem vedadas, temos uma vedação dinâmica, do contrário, uma vedação estática.
Num equipamento estático temos apenas vedações estáticas. Já os equipamentos dinâmicos possuem tanto vedações estáticas como dinâmicas.
Entre as principais vedações estáticas, temos:
- Anéis O ou O Rings
- Juntas
- Alguns tipos de gaxetas
Já as vedações dinâmicas mais comuns, são:
- Retentores
- Gaxetas entrelaçadas
- Alguns tipos de anéis O
- Selos mecânicos
Embora não seja um elemento de vedação propriamente dito, o acoplamento magnético tem sido usado em diversos equipamentos rotativos substituindo, por exemplo, o selo mecânico. Consequentemente é um dispositivo importante que podemos considerar como uma opção de vedação.
Fonte:
Revista Manutenção